
A cidade também se destaca nas áreas de Cultura e Meio Ambiente.
Continuar e expandir o legado de Jesus Chedid. Essa foi a missão que o professor Amauri Sodré faz questão de cumprir desde quando assumiu a prefeitura de Bragança Paulista, após o falecimento de seu antecessor, em junho de 2022.
Bragança Paulista conta com uma população de 176 mil habitantes. Segundo o IBGE, entre 2010 e 2020, o PIB per capita da população saltou de R$ 20 mil para R$ 39,8 mil, o dobro em dez anos.
A cidade é a Capital Nacional da Linguiça Artesanal e Cidade Poesia, sede nacional do atletismo brasileiro e do clube de futebol Red Bull Bragantino, que leva o nome do município Brasil afora.
“Nosso município se destaca como a 7ª melhor cidade do Estado em segurança, um feito alcançado graças a políticas públicas eficientes implementadas pela nossa administração”, afirmou o Prefeito Amauri Sodré.
Bragança Paulista foi destaque ainda entre as cidades de 100 mil a 200 mil habitantes, conquistando a 2ª colocação como a cidade mais segura do Estado de São Paulo nos anos de 2021 e de 2022, conforme o Índice de Exposição aos Crimes Violentos (IECV), divulgado pelo Instituto Sou da Paz.
Um bom exemplo na área de segurança está nas 75 escolas municipais e nas quatro unidades da Secretaria Municipal de Educação, que contam com o monitoramento de câmaras. Além das câmeras, as escolas também possuem um dispositivo de emergência, similar a um pequeno controle remoto, que, ao ser acionado, emite um alerta para a Central de Monitoramento da Guarda Civil Municipal de Bragança Paulista avisando que algo perigoso está ocorrendo na escola. O dispositivo fica em poder do responsável de cada unidade.
O prefeito Sodré não apenas preserva, mas também aprimora o legado deixado por Jesus Chedid.
E vale destacar que o sucesso na administração de Bragança Paulista conta com a contribuição do deputado estadual Edmir Chedid (União Brasil) - filho de Jesus Chedid -, que, ao trazer recursos e investimentos para o município, tem impulsionado o progresso e a qualidade de vida na região.
Cultura
Além de seu comprometimento com a segurança, meio ambiente e educação, Bragança Paulista se destaca como um polo cultural, artístico, gastronômico e esportivo. Como a Capital Nacional da Linguiça Artesanal, a cidade é palco de eventos renomados, como o Festival da Linguiça e a Exposição Agropecuária e Festa do Peão de Boiadeiro, que atraem artistas de todo o Brasil.
O Festival Nordestino, inserido recentemente no calendário de eventos, tem se consolidado como um dos maiores da Região Bragantina, enriquecendo a diversidade cultural da cidade.
Meio Ambiente
No que diz respeito ao Meio Ambiente, Bragança Paulista se destaca como referência no Estado de São Paulo. A cidade conquistou a maior nota da história no ranking do Programa VerdeAzul, do governo do Estado, em 2022, resultado direto das ações ambientais e políticas públicas implementadas pela administração municipal.
Educação
O setor abrange desde o ensino básico até o superior, com universidades, faculdades e escolas profissionalizantes em diversas áreas, como Fatec e Etec, que preparam a próxima geração para os desafios do futuro.