Notícias

Marcia Bin e a coragem para enfrentar desafios e reconstruir Poá

Marcia Bin e a coragem para enfrentar desafios e reconstruir Poá

Em primeio mandato, prefeita faz de Poá uma nova cidade

Primeira prefeita a assumir a prefeitura em mais de 70 anos de história, Marcia Bin supera obstáculos e coleciona conquistas. Formada em Gestão Pública e pós-graduada em Saúde Pública, Marcia Bin se destacou como secretária municipal de Assistência Social e anos mais tarde se viu diante de um novo desafio: reconstruir Poá.

A cidade, tomada pela maior crise econômica da história, precisava de um administrador com coragem e determinação para superar desafios, vencer a pandemia do Covid -19 e garantir novamente qualidade de vida para a população.

Nascida na Capital Paulista e moradora de Poá desde a infância, ela aceitou mais essa batalha e há três anos trabalha arduamente na retomada de serviços e obras inacabadas, captação de recursos e solução de problemas crônicos na cidade, como as históricas enchentes e o trânsito colapsado.

 

UMA NOVA POÁ

“Assumi a prefeitura em meio a uma grande crise econômica, perda de 40% da receita municipal e uma folha de pagamento que consumia 68,75% do orçamento, muito acima dos 54% permitidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Tinha também a pandemia, que exigia do poder público um grande investimento em saúde. Tomei medidas drásticas, e até impopulares, mas necessárias pra garantir que Poá superasse os desafios daquele período e pudéssemos seguir adiante”, conta, com orgulho, pelo trabalho realizado.

Após três anos de gestão, ela acumula conquistas e realizações em todos os segmentos. As obras do viaduto, paralisadas até então, foram retomadas e chegam à sua fase final, junto com um novo complexo viário, que garantirá avanços em desenvolvimento e mobilidade urbana. As ruas da cidade também estão mais claras e seguras, graças à parceria da prefeitura com a EDP energia, que realiza a troca das antigas lâmpadas por LED – mais econômicas e eficientes.

Na área de infraestrutura, destacam-se os investimentos no bairro Nova Poá, avenida Dom Pedro II e malha central, que receberam obras de drenagem e recapeamento asfáltico. “Garantimos a Operação Tapa Buraco e uma ação efetiva de zeladoria pública por toda a Poá. Todos os dias a nossa equipe de Serviços Urbanos está nas ruas, realizando a manutenção dos espaços públicos. Isso é reconstruir Poá”, aponta.

 

PROTEÇÃO ÀS MULHERES

Na segurança, a Patrulha Maria da Penha garante o atendimento e proteção às mulheres vítimas de violência doméstica. A Guarda Municipal, com novas viaturas, efetivo, equipamentos e Central de Monitoramento, realiza o patrulhamento preventivo nos bairros e auxilia a polícia no combate à criminalidade.

 

SAÚDE, SERVIÇOS E EDUCAÇÃO

A saúde recebeu reforço com o Programa Mais Médicos e novas ambulâncias, contou com investimentos para a revitalização de UBSs e da Vigilância Sanitária, possui um Serviço de Atendimento Especializado com medicação e testes para Aids e demais doenças sexualmente transmissíveis. “Reformamos ​e terceirizamos o Pronto Atendimento, garantindo mais economia aos cofres públicos e melhoria do serviço prestado para a população. A carteirinha do autista, implantada neste ano, garantiu a inclusão das pessoas com TEA e atendimento ao direito constitucional destas famílias.”

E complementa: “Poá agora tem o Agiliza Poá e o Poupatempo, que reúnem em um único espaço todos os atendimentos públicos municipais e estaduais, oferecendo comodidade e agilidade no serviço prestado ao poaense”, cita a prefeita.

A educação também avançou. Os 5 mil alunos da Educação Infantil e dos polos de Educação Especial ganharam mesas eletrônicas digitais. Já os alunos dos ensinos Fundamental I e II contam com tablets para uso em sala de aula. O pacote de obras inclui ainda a reforma de 38 escolas e a nova quadra esportiva da Emeb Roberto Elias Xidieh, no Jardim Nova Poá.

 

ÁREA SOCIAL

A área social, grande paixão da prefeita, avançou com o projeto Prospera Família, o novo Polo Social da Vila Varela e ampliação dos programas sociais existentes. O Centro Dia do Idoso foi reaberto e o Cinema na Rua voltou a atender a população.

No esporte a cidade passou a brilhar nas diversas modalidades, nos campeonatos e torneios que participou, conquistando premiações no vôlei, jiu jitsu, xadrez, futsal e futebol de campo, basquete, karate, judô, tenis e ginástica rítmica.

A construção do Viveiro Municipal, desassoreamento de rios e córregos, avanços no abastecimento de água e saneamento garantiram à cidade o certificado inédito de Município Verde Azul, emitido pelo Governo do Estado de São Paulo.

“Avançamos em regularização fundiária, identificamos os públicos vulneráveis para inclusão no CadÚnico e atendimento nas quatro unidades do Cras e programas sociais vigentes. Garantimos dignidade e atendimento a quem mais precisa. Isso também é reconstruir Poá”, disse a prefeita.

Site Desenvolvido por
Agência UWEBS Criação de Sites