Em seu primeiro ano como deputado federal, Marangoni tornou-se membro de seis comissões, entre elas a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Um dos parlamentares mais atuantes na área social, o deputado federal Fernando Marangoni (União Brasil-SP) tem focado seu trabalho na área habitacional. No Estado de São Paulo, Marangoni idealizou importantes programas habitacionais, durannte sua gestão como Secretário de Habitação dos governos Doria e Rodrigo Garcia, como o Viver Melhor, que consiste na reforma das casas em situações precárias, e o Cidade Legal, com mais de 100 mil títulos de regularização entregues às famílias de todo estado.
Na Câmara dos Deputados, foi designado relator do maior programa habitacional do Brasil: o Minha Casa, Minha Vida. A lei n° 14.620, de 13 de julho de 2023, entrou em vigor com diversas novidades, dentre elas, o fim do monopólio da Caixa Econômica Federal e a possibilidade de retrofit (processo que tem por objetivo restaurar prédios antigos de forma a preservar a arquitetura original, e também adequá-lo à legislação vigente) e requalificação de imóveis, além da previsão de conectividade e sustentabilidade.
Marangoni também atua ativamente em outras frentes parlamentares, todas de grande relevância. Ele é o Presidente da Frente Parlamentar do Saneamento Básico, da Frente Parlamentar dos Resíduos Sólidos, da Frente Parlamentar Mista em Apoio à Regularização Fundiária, Desenvolvimento Habitacional e Desenvolvimento Urbano Sustentável e da Frente Parlamentar dos Consórcios Públicos.
E no início deste ano, Marangoni foi eleito 1º vice-presidente na Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional, e membro da Comissão de Comunicação, e da Comissão de Turismo.
“Trabalhar muito para fazer a diferença na vida das pessoas é o que rege o nosso mandato. Já concretizamos importantes ações no primeiro ano de mandato, como a relatoria do maior programa habitacional do país que é o Minha Casa Minha Vida, consagramos como o deputado mais municipalista do estado de São Paulo e mandato cinco estrelas. Queremos mais, trabalhar muito mais”, diz Marangoni.
PERFIL
Fernando Marangoni (Fernando José de Souza Marangoni) é empresário, advogado, professor universitário e político brasileiro. É formado em Direito. Tem Pós-Doutorado em Direito Tributário e Doutorado em Ciências Sociais. Foi Secretário de Habitação e Regularização Fundiária do município de Santo André (SP), entre 2017 e 2018, onde implantou o primeiro programa de regularização fundiária na cidade, beneficiando mais de 10 mil famílias.
Em Janeiro de 2019, foi nomeado Secretário-adjunto de Habitação do Estado de São Paulo pelo então governador João Doria e permaneceu como Secretário Executivo de Habitação durante a administração de Rodrigo Garcia. Antes, já havia trabalhado com o então Secretário de Habitação Rodrigo Garcia, sendo seu subsecretário.
Em outubro de 2022 foi eleito a deputado federal por São Paulo com 89.390 votos. É o primeiro deputado domiciliado em Santo André depois de 20 anos sem representação da cidade na Câmara Federal.